quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Risotto não é bicho de 7 cabeças!


Ontem eu tava em casa e recebemos a visita da minha cunhada, bem na hora do jantar. Tinha feito um risotto bianco com molho pesto. Ela experimentou e adorou. Me pediu pra explicar a receita, mas não conseguiu entender e lascou: "Isso é muito difícil de fazer". Mas não é não. Basta 20 minutos pra ficar pronto "compretamente". Vou tentar explicar aqui do jeito mais parecido com a prática:

1 - Use sempre arroz arbório, nunca outro.
2 - Esquente azeite numa panela e jogue cebola bem picada. Deixe a cebola esquentar em fogo baixo até ficar "transparente".
3 - Coloque o arroz arbório, sem lavar, nem deixar de molho. Frite-o por uns 3 minutos.
4 - Antes de fazer tudo isso, você já colocou uma caneca, panela ou qualquer outra coisa cheia de água com legumes para ferver e fazer um caldo de legumes.
5 - Quando o arroz já estiver fritinho... translúcido, jogue suco de um limão siciliano ou uma taça de vinho branco. Espere o alcóol evaporar (no caso do vinho).
6 - Coloque sal e pimenta a gosto.
7 - Comece a despejar o caldo (sem os legumes, tá?) na panela do arroz.
8 - Vá colocando mais caldo até que o arroz fique cozido, mas al dente.
9 - Fique esperto para não colocar mais caldo do que o necessário. Isso deixaria o arroz mais mole e aguado do que o necessário.
10 - Assim que estiver al dente o arroz, desligue a panela, jogue um bom punhado de parmesão ralado e umas 150 gramas de manteiga na panela. Mexa pra dar a cremosidade e tampe-a.
11 - Seu risotto bianco está pronto. Sirva, no máximo, em uns 10 minutos.

O PESTO
1 - Pegue um maço de manjericão fresco, pique e coloque em um mixer ou liquidificador. O ideal é num pilão, mas quase ninguém tem isso em casa.
2 - Coloque também, azeite extra virgem, mais um punhado de parmesão e pinoli (se não tiver, pode ser nozes ou castanha do pará).
3 - Coloque um pouquinho de sal, um ou dois dentes de alho e...
4 - Bata!!! Ou soque, se for no pilão, até ficar com consistência de molho.

JUNTANDO OS DOIS.
1 - Pegue o prato.
2 - Coloque o risotto.
3 - Coloque uma colherada generosa do pesto em cima do risotto.
4 - Polvilhe, ou não, mais queijo ralado.
5 - Jogue, ou não, alguns pinolis em cima.
6 - Coloque uma folhinha de manjericão e uns fios de azeite pra dar o toque viado...

E mangia che te fa bene!

PS.:
Al dente: é quando a coisa em questão, arroz, macarrão etc. já está cozido, mas ao ser mordido ainda mantém uma consistência "durinha". É o contrário do macarrão/arroz empapado, por exemplo, aquele que desmancha na boca e que a maioria dos PF's e quilões da cidade servem. O tal macarrão molenga.
No lugar do parmesão, pode-se usar um grana padano ou pecorino... fica ainda mais saboroso.
Sempre é bom equilibrar a acidez do limão siciliano/vinho branco com umas pequenas pitadas de açucar. Mas é muito pouco mesmo... se você não sente essa diferença, deixa pra lá que vai ficar bom do mesmo jeito.

2 comentários:

Renato Graseffe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Graseffe disse...

entao... nao eh dificil nao...so percisa de boa vontade...rsrs
uma deliciosa tb eh com queijo brie e damasco !
experimenta